Projeto

Projeções Demográficas Velas 2016-2031

Projeções Demográficas Velas 2016-2031

Projeções demográficas para o Município de Velas no horizonte 2016-2031

O conhecimento e a compreensão da dinâmica populacional constitui, hoje, domínios de extrema relevância na definição de estratégias de planeamento local, cujas respostas fundamentadas são cruciais.

A adequação e a eficácia das infraestruturas, serviços e respostas públicas exigem um olhar atento à evolução demográfica a médio e longo prazo, quer ao nível dos quantitativos populacionais e sua estruturação etária, quer relativamente à intensidade dos seus movimentos. Neste sentido, torna-se necessário prospetivar a evolução populacional de modo a identificar, atempadamente, algumas lacunas que daí possam surgir, de modo a satisfazer os atuais e os futuros habitantes.

Tradicionalmente, a literatura especializada reconhece o Método dos Componentes por Coortes como o modelo mais adequado, para este tipo de exercício, por tratar-se de um procedimento analítico, que destaca o papel da mortalidade, da fecundidade e das migrações no crescimento populacional, permitindo apresentar hipóteses de evolução para as componentes e sugerir os quantitativos populacionais futuros desagregados por sexo e idade.

Considerando estes aspetos, a Câmara Municipal de Velas adjudicou à Associação Insular de Geografia - Núcleo de Estudos e Projetos, a elaboração das Projeções Demográficas para o concelho, no horizonte 2016-2031. Com base na interpretação da evolução demográfica recente e das tendências de urbanização regional e local, desenvolveram-se cenários sobre o quadro evolutivo e de impactes da demografia no concelho, que visam apoiar a definição de uma estratégia de desenvolvimento local e integrar a proposta de revisão do Plano Diretor Municipal.

Esta análise prospetiva inclui os resultados das estimativas e projeções de população por grupos etários quinquenais, efetuadas para o município e respetivas freguesias em 2016, 2021, 2026 e 2031, facultando informações relevantes para a programação de equipamentos, respostas e serviços e para a elaboração e/ou revisão de diversos instrumentos de planeamento setorial.

 

FICHA TÉCNICA

Promotor: Câmara Municipal de Velas – Região Autónoma dos Açores

Equipa Técnica: Ilídio Sousa (Coordenação), Cláudia Cardoso, José Almeida, Marco Teles.

Ano: 2016

Projeções Demográficas Velas 2016-2031

Data de Publicação:

11 Jan, 2018 às 13:08

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todos os Projetos

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h30 às 13h00 / 14h00 às 17h30)

Morada

Rua São João De Deus 40 S
9300-041 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757