Projeto

Turismo CMCL

Turismo CMCL

Estudo de Caracterização e Diagnóstico do Setor do Turismo em Câmara de Lobos

Na atualidade, os fluxos de pessoas e capitais movimentados pela atividade turística tornam-na num vetor estratégico de desenvolvimento para muitos territórios. Todavia, para que estes possam exponenciar as oportunidades criadas pelo setor e mitigar os problemas dele decorrente, torna-se fundamental conhecer profundamente todo o potencial de oferta e procura .

Neste contexto, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos adjudicou à Associação Insular de Geografia - Núcleo de Estudos e Projetos, a elaboração do “Relatório de Caracterização e Diagnóstico do Setor do Turismo em Câmara de Lobos”, que procurou analisar estes aspetos (oferta e procura) ao nível do município, em articulação com a escala regional, procurando identificar os problemas e buscar sugestões que possam potenciar os recursos endógenos com reconhecidas valências turísticas.

No que se refere à procura, procurou-se apurar o número de turistas chegados aos principais pontos de interesse turístico (PIT) concelhios, através de dois momentos distintos de contagens (em julho e outubro de 2014). Os resultados obtidos permitiram uma hierarquização dos PIT, apontando-se as diferenciações da afluência turística em cada ponto turístico, por intervalos temporais de quinze minutos e por meio de transporte utilizado na deslocação. Paralelamente à contagem realizada, efetuou-se uma observação orientada dos comportamentos turísticos nos referidos PIT´s, o que permitiu a identificação de um conjunto de aspetos menos positivos que deverão ser consideradas na delineação da estratégia de atuação municipal para este setor.

A oferta foi caraterizada através da quantificação da capacidade do alojamento e da análise sumária da qualidade do mesmo, identificando-se as comodidades e avaliando os websites das unidades hoteleiras. Paralelamente a esta informação, foram identificados as principais mais-valias e condicionantes de cada uma das localidades, num trabalho que contou com a colaboração de stakeholders locais.

A correlação da procura e da oferta resultou numa análise SWOT, que por sua vez sustentou a elaboração de um conjunto significativo de sugestões e recomendações, a que juntamos, numa etapa final, os contributos de um vasto conjunto de stakeholders do setor, através de um fórum participativo, que contou com entidades publicas e privadas, locais e regionais.

Principais objetivos do estudo:

  • Caraterizar a conjuntura turística regional e municipal de forma a percecionar a interação entre oferta e procura;
  • Observar os pontos de interesse turístico para caraterizar a dinâmica local, considerando a influência das épocas “alta” e “baixa” do turismo regional;
  • Detetar constrangimentos e potencialidades na atividade turística no município;
  • Propor sugestões para potenciar a atividade turística no município.

 

FICHA TÉCNICA

Promotor: Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Equipa Técnica: Marco Teles (Coordenação), Ana Peixoto, Cláudia Cardoso, Gilda Dantas, Ilídio Sousa, José Almeida, Luís Teixeia.

Ano: 2015

Turismo CMCL

Data de Publicação:

11 Jan, 2018 às 12:51

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todos os Projetos

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h30 às 13h00 / 14h00 às 17h30)

Morada

Rua São João De Deus 40 S
9300-041 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757