Projeto
- Núcleo de Estudos e Projetos /
- Projeto
Diagnóstico da População Imigrante na R.A.M
Estudo de caracterização da população imigrante nos concelhos do Funchal, Santa Cruz e Câmara de Lobos.No âmbito do convite que foi endereçado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), a Associação Insular de Geografia (AIG) desenvolveu o estudo de caracterização da população imigrante nos concelhos do Funchal, Santa Cruz e Câmara de Lobos.
“Conhecer mais a realidade local para agir melhor” foi o lema do desafio lançado à Rede CLAII – Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes – para o desenvolvimento de estudos locais com vista à caraterização dos seus contextos de intervenção ao nível local. Foi com este espírito, de olhar os/as imigrantes como contributo para as dinâmicas de desenvolvimento dos municípios, que estes trabalhos foram realizados.
Com estes estudos, financiados pelo Fundo Europeu para a Integração de nacionais de Países Terceiros – FEINPT, pretendeu-se não só adquirir um maior conhecimento da realidade imigratória nos diferentes concelhos envolvidos, mas também reunir a amostra necessária à realização de um Estudo de abrangência nacional.
Trata-se de conferir instrumentos de ação credíveis às entidades com responsabilidade ao nível do conhecimento e integração de imigrantes em Portugal, através de dados científicos sobre a realidade onde atuam, tendo em vista a implementação de políticas e medidas ainda mais ajustadas às necessidades, em particular aos CLAII, no sentido de uma intervenção cada vez mais consolidada.
Em conformidade com as orientações definidas pelo ACIDI, o estudo incide unicamente sobre os três concelhos supracitados e consistiu, numa primeira fase, na aplicação de um inquérito, aplicado a uma amostra inicialmente prevista para 400 inquéritos, fasquia que acabou por ser ligeiramente ultrapassada, fixando-se o resultado final nos 447.
Com base nas informações preliminares decorrentes da aplicação do inquérito, dos inúmeros contactos diretos estabelecidos com as comunidades imigrantes residente na Região Autónoma da Madeira (RAM) e dos dados recolhidos na base de dados do estudo, elaborou-se o relatório intercalar, com o enquadramento e a pré-caracterização geral da população imigrante na RAM, a que se juntou uma análise genérica da R.A.M no seu todo, pois o estudo do fenómeno imigratório não pode, naturalmente, estar dissociado das características particulares deste arquipélago, nomeadamente, no que concerne às razões que direta ou indiretamente acabaram por definir estes três concelhos como alvo estratégico do estudo a implementar.
Por último, procedeu-se ao tratamento estatístico dos inquéritos aplicados, a partir do qual se produziu um relatório final, que esteve na origem da publicação “Diagnóstico da População Imigrante nos Concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz. Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento Local.”
FICHA TÉCNICA
Promotor: Alto Comissariado para a imigração e diálogo Intercultural
Coordenador Científico: Jorge Macaísta Malheiros
Execução do Estudo: Associação Insular de Geografia
Equipa Técnica: Maria Gilda Dantas (Coordenação), Ilídio Sousa, Marco Teles, Patrícia Nunes, Victor Martins
Imagens e Vídeos:
Contacte-nos
Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)
Morada
Rua Doutor João Abel de Freitas n°41Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos