Projeto
- Núcleo de Estudos e Projetos /
- Projeto
Projeto de Digitalização e Valorização Territorial
Projeto de Digitalização e Valorização Territorial de Câmara de Lobos
O Projeto de Digitalização e Valorização Territorial de Câmara de Lobos enquadra-se na estratégia de Marketing Territorial, aliando a transição digital e o branding a um modelo gestão assente na valorização, conhecimento, proteção e promoção dos recursos rurais locais. Trata-se de um projeto pioneiro na região, aliando património natural e cultural (material e imaterial), a uma nova era de digitalização dos serviços e experiências.
De facto, o património cultural e natural do concelho de Câmara de Lobos tem-se revelado uma aposta no cartaz de turismo madeirense, contudo existem lacunas informativas e de divulgação assinaláveis que podem limitar a sua valorização enquanto recurso económico e/ou comprometer a experiência recreativa de quem vive e visita Câmara de Lobos.
A implementação deste projeto permitirá a recolha, tratamento e divulgação de um elevado manancial de conhecimento, passível de ser utilizado pelos diferentes stakeholders com interesses na área, nomeadamente, visitantes e residentes, agentes e operadores turísticos, investidores, grupos hoteleiros e de outros sectores de atividade, Autarquia, Juntas de Freguesia, Casas do Povo e entidades públicas regionais. Os trabalhos de inventariação e caracterização incidirão sobre os valores naturais e culturais presentes nas cinco (5) freguesias do concelho, nomeadamente, sobre o seu património geológico, habitats, fauna, flora, floresta, paisagem, gastronomia, história, arte, atividades outdoor, tradições e identidade.
Com este exaustivo estudo e inventariação, o projeto procederá ainda à disponibilização de informação aos diferentes stakeholders com interesses na área. Tal facto, permite uma melhor implementação de estratégias de desenvolvimento local, gestão e criação de novos investimentos para os diversos sectores e/ou produtos locais do concelho. A divulgação de indicadores e informações essenciais para o usufruto do património cultural e natural rural, será desenvolvido com recurso à tecnologia, nomeadamente, plataformas digitais, recursos 3D para a visitação online, redes sociais, recursos audiovisuais, documentários, entre outros. Complementarmente, serão ainda produzidos recursos físicos como, livro, brochuras e roteiros, por consequência da criação de rotas temáticas e de experiência no concelho.
Simultaneamente, com base na informação recolhida, será ainda implementada uma estratégia de informação e sensibilização da população (local e visitantes), com o objetivo de valorizar e reforçar a ligação da população ao seu território. Em suma, o projeto visa delinear uma resposta eficaz e perspicaz a uma necessidade, convicto de uma abrangência coletiva e um prepósito comum a todos.
Objetivos Gerais de Projeto
- Valorização e promoção do património natural e cultural (material e imaterial rural), como estratégia de Marketing Territorial;
- Inventariação, documentação e catalogação digital dos valores naturais e culturais presentes no concelho de Câmara de Lobos, nomeadamente, sobre o seu património geológico, habitats, fauna, flora, floresta, agricultura, paisagem, gastronomia, história, arte e artesanato, património edificado, arquitetura tradicional, atividades outdoor, tradições e identidade;
- Reforço da economia rural, com a disponibilização de novos recursos aos stakeholders locais, valorização da economia local e a criação de estratégias participativas da população;
- Cooperar com as novas exigências do mercado turístico nacional e internacional, nomeadamente, no que concerne às orientações de sustentabilidade territorial e transição digital;
- Contribuir para a fixação da população, cultura de responsabilidade participante e reforçar a ligação da comunidade com os seus territórios.
Ficha Técnica
Promotor: Associação Insular de Geografia – Núcleo de Estudos e Projetos.
Equipa Técnica: Ana Neves (Coordenação), Marco Teles (Coordenação), Adriana Gonçalves, Jéssica Teixeira e Nuno Filipe Silva.
Parceiros: Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
Financiamento: PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.
Ano: 2023/2028
Imagens e Vídeos:
Contacte-nos
Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)
Morada
Rua Doutor João Abel de Freitas n°41Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos