Projeto

ECOS MACHICO

ECOS Machico

A Associação Insular de Geografia e o Município de Machico fazem cooperação para o desenvolvimento local.

Palavras Chave: Estudos de Caracterização, Monitorização, Recursos Tecnológicos, Estratégias de Valorização do Território, Divulgação e Comunicação, Turismo Sustentável Capacitação e Literacia Ambiental, Sensibilização, Desenvolvimento Sustentável.

 

O território de Machico apresenta um elevado potencial em termos de recursos endógenos, recursos naturais (flora, fauna, áreas classificadas, recursos termais, paisagens) e culturais (monumentos, museus, gastronomia) com características únicas, que deverão ser devidamente valorizados e aproveitados economicamente.

Estas condições, compõem um tipo de oferta cada vez mais valorizado pelas tendências de mercado turístico e sociais contemporâneas (importância dada à preservação da natureza, à qualidade de vida, às tradições, etc.) que, se integradas numa estratégia concertada de valorização do território, poderão fomentar o turismo, a criação de emprego sustentável, alavancar a visibilidade dos produtos endógenos, gerar oportunidades para o empreendedorismo local e aumentar o envolvimento internacional do território.

É por isso fundamental agir no sentido de preservar os recursos existentes, mas também, retirar desse potencial maior valor económico, ou seja, implementar ações e atividades num prisma de harmonização dos interesses naturais com a ação humana no território. Objetiva-se uma conjugação ímpar entre o conhecimento e a atual tendência de evolução no domínio económico, social, cultural e ambiental.

O projeto ECOS MACHICO permitirá desenvolver um plano de ação no município de Machico, estabelecendo metas de valorização do património rural com interesse para o mercado turístico, correspondendo às novas exigências de mercado orientadas para a sustentabilidade do território e educação ambiental, desenvolvendo e potenciando práticas de turismo sustentável em espaço rural.

Num recente paradigma de ordenamento do território baseado na aplicabilidade de novos métodos e tecnologias para capacitação e conhecimento dos territórios, é essencial iniciar uma aliança entre a herança natural e as atividades económicas locais, com base na criação de um legado informativo para garantia da sua resiliência.

O projeto irá proporcionar novos dados acessíveis e otimizar a gestão interna para a economia local, reforço e valorização da economia rural, promover a participação ativa das comunidades na gestão sustentada, desenvolver a cooperação entre entidades, reduzir lacunas territoriais regionais, criar condições para a fixação da população e desenvolvimento de novas atividades económicas e elevar a confiança e satisfação da população e entidades privadas.

Embora as ações estabelecidas na área de intervenção, na prática, estas têm registado um impacto residual aquém dos objetivos pretendidos, há lacunas informativas de dados base que podem comprometer a resposta e capacitação dos públicos alvo. É possível com o projeto ECOS MACHICO a resolução de lacunas como: contrariar a tendência de assimetrias turísticas em âmbito regional, insuficiência de dados de base, cooperação entre entidades locais pouco desenvolvida, estratégia de divulgação diminuta, materiais de promoção insuficientes e/ou ineficazes, entre outros.

Considerando a importância da resiliência territorial, pretende-se criar também um sistema de monitorização dos principais roteiros pedonais e pontos turísticos. Estes permitem conhecer o número de visitas e avaliar a capacidade de utilização sustentável dos recursos existentes, numa perspetiva de harmonização de interesses turísticos e ambientais/biodiversidade, análise da capacidade de carga regenerativa dos recursos naturais com a apoio a outros indicadores, análise da capacidade de carga turística, monitorizar a evolução das dinâmicas territoriais em domínio terrestre e sobretudo, assegurar a inexistência de situações de sobrecarga da capacidade de utilização pelas atividades socioeconómicas.

Estabelece-se como principais objetivos do projeto ECOS MACHICO:

  • Reforço da economia local, com a disponibilização de novos serviços centrados na sustentabilidade de recursos, valorização da economia rural e estratégias participativas da população;
  • Contribuir para a fixação da população, cultura de responsabilidade participante e reforçar a ligação da comunidade com os seus territórios;
  • Cooperar na resposta às novas exigências de sustentabilidade no mercado turístico;
  • Valorizar o património natural e cultural como estratégia de marketing e promoção territorial;
  • Garantir sustentabilidade territorial com recurso ao conhecimento e inovação.

Estabelece-se como objetivos específicos do projeto:

  • Promover e valorizar o património rural com interesse turístico;
  • Promover a educação ambiental e a sustentabilidade do território;
  • Potenciar o turismo sustentável em espaço rural.

 

Ficha Técnica

Promotor: Associação Insular de Geografia – Núcleo de Estudos e Projetos e Câmara Municipal de Machico

Equipa Técnica:  Ana Neves (Coordenação), Marco Teles  (Coordenação), Adriana Gonçalves e Patrícia Serrão (outros elementos a alocar em breve).

Financiamento: PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.

Ano: 2020/2022

ECOS MACHICO

Data de Publicação:

05 Ago, 2020 às 16:00

(Editado: 15 Set, 2020 às 17:08)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todos os Projetos

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h30 às 13h00 / 14h00 às 17h30)

Morada

Rua São João De Deus 40 S
9300-041 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757