Notícia

Roteiros Santo António - Funchal

Roteiros Santo António - Funchal

Um trabalho do NEP-AIG que procura salientar os valores naturais, culturais, paisagísticos e histórico-patrimoniais da freguesia de Santo António.

No passado dia 26 de setembro de 2018, foram apresentados os Roteiros da Freguesia de Santo António (Funchal), que procuram traduzir a identidade desta comunidade e constituir um ponto de partida para desvendar a cultura, a história e a diversidade deste território.

Este trabalho, que integra três roteiros temáticos e um site dedicado, foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Projetos da Associação Insular de Geografia, a convite da Junta de Freguesia e da Casa do Povo de Santo António.

No Roteiro Turístico, é apresentado um conjunto diversificado de pontos de interesse, que abrangem paisagens majestosas como as do Pico dos Barcelos, dos miradouros do Montado do Paredão ou do Pico do Prado, algum património histórico relevante, como o existente no Núcleo Histórico de Santo Amaro, na Igreja de Santo António, no Arquivo e Biblioteca Regional, no Solar dos Leme, na Quinta Josefina, ou numa das muitas igrejas e capelas da freguesia. Mas também, algumas sugestões de percursos pedestres de montanha e algumas curiosidades sobre o filho da terra, Cristiano Ronaldo.

As serras da freguesia de Santo António, apresentam excelentes condições para o turismo de natureza e para a prática de atividades de ar livre. A paisagem, a orografia, a geodiversidade, os fantásticos miradouros e as boas acessibilidades, são alguns dos atrativos salientados no Roteiro de Atividades de Montanha, que fazem desta área um espaço de excelência para o lazer e para a prática de atividades lúdico-desportivas, em harmonia com a natureza.

O Roteiro do Património é um convite à descoberta de alguns elementos simbólicos desta comunidade e do seu património histórico-cultural, que nos remete ao alvor da descoberta da ilha da Madeira e guarda as memórias da evolução da freguesia.

Todas estas informações foram agregadas e desenvolvidas, com mais pormenor, num site temático (www.visitsantoantonio.pt), apresentado em Português e Inglês, que promove a oferta local de recursos, produtos, serviços e atividades turísticas e dá a conhecer um pouco mais sobre este território e a sua história.

De forma simples e intuitiva, através do computador, do smartphone, ou de três roteiros em papel, que poderão ser encontrados em diversos pontos da freguesia, o visitante terá bons motivos para conhecer, valorizar e divulgar esta freguesia.

Fica o convite! Venha descobrir Santo António!

Roteiros Santo António - Funchal

Data de Publicação:

15 Out, 2018 às 17:56

(Editado: 18 Out, 2018 às 18:30)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757