Notícia

p6vY7SlcSPM

Documentário GIRO

Apresentação do Documentário GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão

No âmbito da celebração do 5º aniversário da Área Protegida do Cabo Girão, foi apresentado no passado dia 9 de março, o Documentário “GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promovido pela Associação Insular de Geografia (AIG), no âmbito do projeto GIRO, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM.

Este Documentário é o resultado do estudo, inventariação e documentação dos valores naturais e culturais presentes na Área Protegida, que engloba, na sua parte marinha o Parque Natural Marinho do Cabo Girão e na sua parte terrestre o Monumento Natural do Cabo Girão e a Paisagem Protegida do Cabo Girão. É ainda retratado dos 3 anos de trabalho deste projeto no terreno, através das ações de monitorização anuais realizadas pela equipa do Núcleo de Estudos e Projetos da AIG (NEP-AIG).

Ana Neves, Coordenadora do NEP-AIG AIG reforça que “Após estudo e inventariação desta Área Protegida, foi possível criar uma série de conteúdos essenciais à divulgação dos valores naturais e culturais do Cabo Girão. O livro já publicado ilustra esses valores, contudo, havia a necessidade de ir mais além e mostrar os trabalhos que estão a ser desenvolvidos em prol da preservação daquele espaço, principalmente no âmbito da monitorização.”

Marco Teles, Presidente de Direção da AIG, referiu que “o documentário fecha um importante ciclo de trabalho mas não encerra, de modo algum, as metas definidas para o GIRO. Para o futuro, a monitorização e a divulgação, nomeadamente por via de ações de sensibilização (sobretudo junto dos jovens em idade escolar) são elementos prioritários que vão garantir a continuidade deste projeto. Dar a conhecer as mais-valias da APCG é uma condição indispensável para se garantir a sustentabilidade deste espaço.”

A sessão contou ainda com a intervenção de Eng. Manuel Filipe do IFCN IP-RAM, e o VicePresidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Dr. Leonel Silva, entidades que acompanharam de perto o desenvolvimento deste projecto neste últimos 3 anos. O documentário encontra-se disponível para visualização nas plataformas digitais do projeto e na conta oficial da AIG na plataforma Youtube.

 

Nota de Imprensa

Abrir Anexo
p6vY7SlcSPM

Data de Publicação:

10 Mar, 2022 às 09:51

(Editado: 10 Mar, 2022 às 09:53)

Abrir Anexo

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757