Notícia
- Núcleo de Estudos e Projetos /
- Notícia

Novo Ecossítio do Pastel e Tintureiro
ECOS MachicoNo âmbito do dia Internacional da Geodiversidade, revelamos a nomeação de um novo Ecossítio na freguesia de Machico.
O principal objetivo desta classificação é perpetuar este exemplo do uso tradicional do território, pelo povoamento humano, e como a produção do Pastel (Isatis tinctoria) para a tinturaria teve uma relevante influência na toponímia deste sítio. Os poços escavados na encosta do Pico Castanho são exemplo da utilização dos recursos geológicos, para benefício das comunidades locais.
A equipa técnica do Ecos Machico realizou a exploração das cavidades associadas à preparação do pastel. As folhas desta planta eram colhidas e de seguida demolhadas, nestes poços, dando início a um processo de criação de um corante, conhecido por indigo, que era muito utilizado na tinturaria.
A cultura do pastel-dos-tintureiros (Isatis tinctoria) remonta ao século XV, quando a ilha da Madeira se valorizava economicamente com produtos agrícolas destinados à Europa. Foi cultivado em rotação com cereais, tornando-se um dos primeiros produtos de exportação da Madeira. A importância do pastel ficou gravada na toponímia madeirense, com locais como o Sítio do Pastel, em Machico e noutros pontos da ilha. A sua cultura espalhou-se ainda pelos Açores, sobretudo em São Miguel, Terceira e Faial, onde foi mais explorado.
Saiba mais em https://ecosmachico.pt/
Imagens e Vídeos:
Contacte-nos
Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)
Morada
Rua Doutor João Abel de Freitas n°41Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos