Notícia

aig

Área Protegida do Cabo Girão já tem site oficial | JM-Madeira

Site Cabo Girão distingue-se como o primeiro site oficial de uma área protegida na RAM

Partindo do princípio que dar a conhecer o território é a melhor forma de o preservar, o Projeto GIRO da Associação Insular de Geografia (AIG), lançou o hoje o site oficial da Área Protegido do Cabo Girão. Esta plataforma tecnológica é resultado dos trabalhos de investigação, monitorização e divulgação levados a cabo pelo Núcleo de Estudos e Projetos da AIG desde 2019.

“É um site dedicado à Área Protegida do Cabo Girão que permitirá a construção de uma base sólida de conhecimento alusiva aos seus recursos e valores, bem como disponibilizará aos stakeholders locais um significativo volume de informação para apoio à suas atividades” afirma o Presidente da AIG, Marco Teles.

Os trabalhos a decorrer incidem sobre os valores naturais e culturais presentes na área protegida, nomeadamente, sobre o seu património geológico, habitats, fauna, flora, paisagem, história, tradições e identidade. Mas, simultaneamente, sobre diversos aspetos essenciais para a gestão e proteção, como sejam o número, tipo e frequência de visitas, ocupação e uso do solo, utilização do espaço marítimo e sustentabilidade ambiental.

Todas estas informações passam agora a estar disponíveis gratuitamente em www.areaprotegidadocabogirao.pt, distinguindo-se assim como o primeiro site oficial de uma área protegida na Região Autónoma da Madeira.

“A disponibilização de novos dados acessíveis, permitirá melhorar a eficiência dos serviços prestados, programar a gestão do território a curto e longo prazo, promover uma participação mais ativa dos cidadãos, assim como, reforçar a cooperação entre entidades.” remata a Coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos, Ana Neves.

Dando continuidade aos trabalhos do Projeto Giro, em 2021, é previsto o lançamento do 1º volume do Livro Área Protegida do Cabo Girão. Esta projeto financiado por fundos europeus, conta com a parceria do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM e Câmara Municipal de Câmara de Lobos

aig

Data de Publicação:

18 Dez, 2020 às 13:28

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757