Notícia

ecos

III Conferência ECOS Machico

Lei do Restauro da Natureza

O auditório do Fórum Machico recebeu dia 9 de maio, a 3ª edição da Conferência Ecos Machico, promovida pela Câmara Municipal de Machico e pela Associação Insular de Geografia.

Depois das duas primeiras edições, com enfoque nas temáticas do Turismo Sustentável e a Geodiversidade do Concelho de Machico, a terceira edição destacou o tema da Lei do Restauro da Natureza.

A sessão de abertura esteve a cargo da Presidente Direção da Associação Insular de Geografia, Ana Neves, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo projeto Ecos Machico no município, e deixou os números recentes emitidos pela UE, “73 % das terras agrícolas têm os solos degradados, tornando as medidas de restauro essenciais para fazer face às ameaças à segurança alimentar.” Seguiu-se o Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e o Secretário Regional da Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, que destacaram e apelaram a importância da conservação e restauro das áreas naturais do Arquipélago da Madeira, deixando o seu compromisso para a implementação da Lei do Restauro da Natureza.

A primeira intervenção esteve a cargo da oradora convidada, a catedrática Maria Amélia Martins- Loução, investigadora de destaque a nível nacional no Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes - ce3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Presidente da SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. Na sua intervenção reforçou que: “Qualquer plano de conservação ou restauração da natureza terá de ser baseado no conhecimento científico e técnico”.

De seguida, foi a vez do biólogo Luís Freitas que explicou os principais estudos, impactos e ações que são realizadas na RAM em prol da conservação dos cetáceos pelágicos pelo Museu da Baleia da Madeira - MBM.

Seguiu-se a apresentação de Hugo Silva, da Universidade da Madeira - Página Institucional, que evidenciou aimportância dos agentes polinizadores na preservação da biodiversidade regional, assim como a importância da criação de uma base de dados de referência.

Finalizou o painel, Hugo Alexandre Marques, Vereador da Câmara Municipal de Machico com o pelouro do Ambiente, onde salientou o património natural e cultural de Machico e as suas aspirações para a criação de um Geoparque no município.

Por último, o evento fechou com a demonstração de dois estudos de caso desenvolvidos no concelho de Machico e diretamente relacionados com a conservação da natureza. Cátia Gouveia, da SPEA Madeira, apresentou o projeto LIFE Natura@night e, Rui Marques, da Universidade da Madeira - Página Institucional, demonstrou os trabalhos científicos que têm sido desenvolvidos nas Furnas do Cavalum.

A III Conferência do Ecos Machico foi transmitida em direto nas plataformas digitais da Câmara Municipal de Machico, Associação Insular de Geografia e ECOS Machico, onde pode ver e rever o evento. 

Abrir Anexo
ecos

Data de Publicação:

12 Mai, 2025
Abrir Anexo

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757