Notícia

smpcg

Sistema de Monitorização da Área Protegida do Cabo Girão

Primeiro Sistema de Monitorização por indicadores aplicado em áreas protegidas da RAM criado pelo Núcleo de Estudos e Projetos

No âmbito do Projeto GIRO, foi criado o primeiro Sistema de Monitorização por indicadores aplicado em áreas protegidas da RAM.

O papel integrado da gestão adaptativa em áreas protegidas, passa pela criação de métodos inovadores para monitorização do uso do espaço, da experiência e dos impactos dos visitantes. Estes resultados ocorrem essencialmente pela aplicabilidade de tecnologias de recolha de dados, trabalhos de investigação no terreno e uso das plataformas de sistemas de informação geográfica. 

Embora a monitorização sistemática de visitação não seja ainda uma prática frequente nas áreas protegidas da Região Autónoma da Madeira (RAM), existem atualmente várias técnicas disponíveis, nomeadamente, inquéritos, contagens por observadores, trabalho de campo, instalação de contadores automáticos, entre outros.

Na APCG, nesta primeira fase de estudo e diagnóstico, foi fundamental reunir uma série de indicadores quantitativos e qualitativos essenciais para o preenchimento das lacunas informativas já detetadas. Para o efeito, criou-se o SMAP-CG composto por 76 indicadores repartidos entre as classificações de Monumento Natural (3 indicadores), Paisagem Protegida (16 indicadores), Parque Natural Marinho (24 indicadores) e 14 indicadores de contexto geral da área protegida.

Além destes, no projeto GIRO está ainda prevista a análise resultados biofísicos (clima do topo e da base da arriba) e, resultados de bom estado ambiental, como a qualidade das massas de água e do ar.

Importa acrescentar que, houve a necessidade de corresponder às especificidades necessárias de cada indicador, nomeadamente, a sua validade, a simplicidade e a relevância para os objetivos propostos.

 

Ficha Técnica

Promotor: Associação Insular de Geografia – Núcleo de Estudos e Projetos. 

Equipa Técnica:  Ana Neves (Coordenação), Adriana Gonçalves, Ilídio Sousa, Marco Teles, e Patrícia Serrão. 

Parceiros: Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM e Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Financiamento: PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.

Ano: 2019/2024

 

smpcg

Data de Publicação:

06 Jul, 2020 às 10:42

(Editado: 17 Jul, 2020 às 11:36)

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757