Notícia

ECOS

II Conferência Ecos Machico

Monitorização e a Gestão de Visitantes para um Território Sustentável

 

No auditório do Fórum Machico, decorreu a 2ª edição da Conferência Ecos Machico no dia 22 de março, promovida pelas entidades promotoras, Câmara Municipal de Machico e Associação Insular de Geografia.

A sessão de abertura esteve a cargo de Ricardo Franco, Presidente da Câmara Municipal de Machico; Marco Teles, Presidente de Direção da Associação Insular de Geografia e Rafaela Fernandes, Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente. A primeira intervenção esteve a cargo do Professor Doutor Diamantino Pereira da Universidade do Minho, que destacou o tema “Geoparques: o foco no património geológico como instrumento de desenvolvimento local”.

O segundo momento da conferência teve início com Dorita Mendonça, Diretora Regional do Turismo, que se debruçou sobre o “Futuro do Turismo na RAM”. Seguiu-se a apresentação de Miguel Pessoa, da Floema, que explicou brevemente, os sistemas de monitorização que a sua empresa desenvolve, e por fim, João Martinho, da Associação Insular de Geografia, que mostrou os primeiros resultados do sistema de monitorização Ecos Machico.

Por último, de modo a incentivar e divulgar o trabalho técnico-científico realizado em Machico, nesta edição da Conferência foi dada a oportunidade da partilha de projetos e estudos que contribuem para um conhecimento aprofundado do território machiquense. A mestranda Luena Marques falou da sua dissertação de mestrado, “Entre insetos e turistas: a coexistência delicada na Ponta de São Lourenço”, e o Professor Duarte e os seus alunos, da Escola Básica e Secundária de Machico, partilharam o trabalho “Green Streets for Machico – Por uma cidade mais verde e ciclável”.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Alexandre Marques, Vereador da Câmara Municipal de Machico que denotou a importância do Ecos Machico como veículo ecológico para a divulgação do território de Machico.

A conferência teve como objetivo potenciar a discussão sobre a monitorização das áreas naturais, sob o lema “Monitorização e a Gestão de Visitantes para um Território Sustentável”. Continue a acompanhar-nos nas plataformas digitais para descobrir o que temos planeado para o futuro.

Abrir Anexo
ECOS

Data de Publicação:

25 Mar, 2024 às 11:38

(Editado: 25 Mar, 2024 às 11:46)

Abrir Anexo

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757