Notícia

ecos

Sustentabilidade do Território discutida em Machico

1ª Edição da Conferência Ecos Machico

No auditório do Fórum Machico, no passado dia 17 de março, mais de 100 pessoas participaram na primeira edição da Conferência Ecos Machico, promovida pelas entidades promotoras, Câmara Municipal de Machico e Associação Insular de Geografia.

A sessão de abertura esteve a cargo de Nuno Moreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Machico, Marco Teles, Presidente de Direção da Associação Insular de Geografia e Ilídio Sousa, Diretor da Direção Regional do Ordenamento do Território.A primeira intervenção esteve a cargo de José Rio Fernandes, Professor Catedrático da Universidade do Porto, que referiu que: “O desenvolvimento já não está associado ao crescimento. Desenvolvimento já não se mede através do Produto Interno Bruto mas sim através dos níveis de bem estar. Desenvolvimento é viver melhor!”.

De seguida, foi a vez de Adriana Gonçalves, coordenadora interina do projeto ECO Machico, que explicou, por seu turno à plateia, os principais resultados do projeto nos últimos dois anos e anunciou o lançamento de documentários sobre os Ecossítios promovidos no concelho, a partir de abril do corrente ano. Seguiu-se a apresentação de Cora Teixeira, da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, que explicou brevemente as principais etapas do processo de certificação do destino turístico sustentável, e de João Gomes do IPDT - Turismo. Por último, Paulo Oliveira do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM introduziu o tema “Serão as áreas marinhas protegidas e o turismo compatíveis?”.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Alexandre Marques, Vereador da Câmara Municipal de Machico que denotou a importância do Ecos Machico como veículo ecológico para a divulgação do território de Machico.

A conferência assinalou os primeiros dois anos de projeto, os quais representam os primeiros passos do ECOS Machico em prol da sustentabilidade do concelho. Continue a acompanhar-nos nas plataformas digitais para descobrir o que temos planeado para o futuro

ecos

Data de Publicação:

23 Mar, 2023 às 11:50

Partilhar:

Imagens e Vídeos:

Ver Todas as Notícias

Contacte-nos

Segunda a Sexta
(9h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00)

Morada

Rua Doutor João Abel de Freitas n°41
Edifício Centro
9300-048 Câmara de Lobos

Telefone

(+351) 291 944 757